domingo, 27 de maio de 2012

Hina-matsuri








Festival de Bonecas (雛祭り Hina-matsuri), ou "Dia das Meninas" é uma festa típica japonesa, que ocorre no
dia 3 de março - terceiro dia do terceiro mês. Plataformas com panos (緋毛氈 hi-mōsen) vermelhos em degraus são dispostas para expor as bonecas (雛人形 hina-ningyō), que representam o Imperador, a Imperatriz, serviçais, músicos        com as vestimentas tradicionais do período Heian.


Primeira plataforma

A fileira superior apresenta duas bonecas que representam o Imperador (お内裏さま O-Dairi-sama) e a Imperatriz (お雛さま O-Hina-sama). (Dairi significa Palácio Imperial,Hina é menina ou princesa). As bonecas são usualmente dispostas diante de uma tela dourada com dobradiças.



Segunda plataforma

O segundo degrau traz três senhoras da Corte (三人官女 San-nin kanjo). Entre elas há um recipiente.

Terceira plataforma

No terceiro degrau estão cinco músicos (五人囃し Go-nin bayashi). Cada segura um instrumento musical, menos o cantor, que segura um leque.

Outras plataformas

Na quarta, quinta e fileiras mais baixas uma variedade de mobílias em miniatura, ferramentas, carruagens, etc. são exibidas. Dois bonecos de ministros (ががく Zuijin), são dispostos à direita e à esquerda, no quinto degrau.

Origens e Costumes

O costume de exibirem-se bonecas começou durante o período Edo. Antigamente as pessoas acreditavam que as bonecas possuíam o poder de atrair os maus espíritos, e assim protegeria o dono.
Hinamatsuri traz vestígios de um antigo costume japonês chamado (雛流し Hina-nagashi, lit. balsa da boneca) no qual bonecas feitas de papel eram colocadas num rio, que dirige-se ao mar, levando junto consigo os males ou os maus espíritos.
Costumeiramente é bebido durante o festiva o amazake, uma versão de baixo teor alcoólico do sake feito de arroz fermentado. A comida tradicional é chamada arare, coloridas bolachas que são comidas com molho.
Uma superstição popular diz que se a família deixa de montar a exposição inteira antes da noite de 4 de março,


0 comentários:

Postar um comentário

 
;