quarta-feira, 2 de novembro de 2011
A origem do Hashi
Aqueles pauzinhos que vemos por aí nos restaurantes orientais são conhecidos como hashi, hoje em dia, utilizados para comer, entretanto, há 2500 anos antes de Cristo, conta-se que era utilizado como suporte para grelhar carnes sobre a brasa, evitando assim queimar-se e também
prático para servir os alimentos. Verdade ou não, o fato é que até os dias de hoje esses “pauzinhos” sobrevivem a modernidade do mundo ocidental e ainda se mostram como uma das formas mais interessantes e sofisticadas de manipulação de alimentos.

Os hashis são mais higiênicos que os tradicionais talheres e podem ser produzidos com diversos tipos de materiais, de bambu ao marfim. Aparentemente, toda culinária oriental gira em torno deste apetrecho indispensável, os alimentos são cortados em tamanhos que podem ser facilmente presos pelo hashi, dispensando qualquer outro tipo de talher.

No entanto, não pense que comer com esses dois “pauzinhos” é algo fácil de se fazer, é preciso treino, paciência e muito jeito para lidar com eles. Sem mencionar em algumas regras importantes na utilização deste método de consumo. Por exemplo, você não pode chegar em um restaurante de comida oriental e ficar balançando os palitos no ar, não pode passar o alimento de um hashi para outra pessoa, e, como são delicados jamais devem perfurar os alimentos. E, uma pequena curiosidade sobre a cozinha oriental, sushis e sashimis não se come com o uso do hashi, originalmente são comidos com auxilio das mãos, dizem que essa mania de comer esses dois pratos com os hashis é um hábito ocidental.

Veja algumas curiosidades sobre os hashis:

- Você sabia que nunca deve cruzar o hashi? Os orientais vêem isso como falta de educação.

- Segure o seu hashi perto da parte final e não no meio ou no começo.

- Nunca pegue a comida na posição vertical, mas sim pelas laterais.

- Quando não estiver usando o hashi ou quando tiver terminado de se alimentar, coloque-o na sua frente, com a ponta virada para a esquerda.

- Jamais espete o hashi na comida. É costume no Japão, espetá-lo em um pote de arroz e conduzi-lo do velório ao cemitério.

- Não passe comida de um hashi para o hashi de outra pessoa. Apenas ossos de cremação são passados desta maneira.

- É falta de educação escolher comida ou apontar para pessoas ou objetos utilizando o hashi.

- Não movimente pratos ou tigelas com o hashi.

- Utilize o hashi com a mão direita, utilize a esquerda para erguer a tigela com o alimento.

- Quando houver pratos que serão degustados por todos, terá um talher ou hashi para cada prato, onde você irá utilizar para se servir.

- Garfo e faca são usados apenas para pratos ocidentais. Colheres, em determinados casos são utilizadas em pratos japoneses que apresentam certa dificuldade de serem consumidos com o hashi, por exemplo, alguns donburi ou kare raisu.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;