quarta-feira, 2 de novembro de 2011
A cultura japonesa é bem diferente da ocidental. Assim, as regras à mesa também diferem consideravelmente.

Conhecer algumas dessas normas da etiqueta japonesa além de ser uma demonstração de interesse pela culinária nipônica, evita situações constrangedoras.
Hashi
Geralmente na entrada de restaurantes é oferecido o oshibori (toalhinha úmida, quente ou gelada, para limpar as mãos). Não se deve limpar o rosto ou o pescoço. É deselegante.
O sake, servido em um pequeno cálice de cerâmica, deve ser segurado pela mão direita e apoiado na mão esquerda. Encher os cálices de outras pessoas é uma demonstração de polidez.
Hashi
O início e o término da refeição é marcado pela pronúncia de todos em voz alta dos termos "itadakimasu" (recebo humildemente) e "gochisosama" (grato pela farta refeição). Estas frases expressam apreciação e agradecimento pela refeição.
Hashi
Cada pessoa recebe uma bandeja com uma tigela de arroz à esquerda, uma de sopa à direita uma de sopa (ambas cobertas) e um prato para entrada no lado superior. Deve-se retirar as tampas da esquerda para a direita. Ao término da refeição as tigelas devem ser tampadas.
Ao comer talharim, é de bom tom sugá-lo, enquanto sorve o ar.

Hashi

Ao invés de talheres, os japoneses utilizam o hashi (ou ohashi).
O uso apropriado do hashi é fundamental dentro da etiqueta japonesa.
Algumas das regras mais importantes para se usar o hashi:
Hashi
Nunca cruze o hashi
Segure o hashi perto da parte final e não no meio ou no começo
Nunca pegue a comida na posição vertical e sim pelas laterais
Quando não estiver usando o hashi ou quando tiver terminado de comer, coloque-o na sua frente, com a ponta virada para esquerda
Não espete o hashi na comida. É considerada uma gafe (shinda toki).
É costume no Japão, espetar o hashi em um pote de arroz e conduzi-lo do velório ao cemitério.
Não passe comida do seu hashi diretamente para o hashi de outra pessoa. Apenas ossos da cremação em funerais são passados dessa maneira.
É falta de educação escolher comida e apontar pessoas e objetos com o hashi
Não movimente pratos ou tigelas com o hashi.
O correto é segurar o hashi com a mão direita e usar a esquerda para levantar as tigelas de arroz e de sopa para comer.
Quando houver pratos que serão degustados por todos, terá um talher ou hashi para cada prato, onde você irá utilizá-lo para se servir.
Garfo e faca são usados apenas para pratos ocidentais. Colheres às vezes são utilizadas em pratos japoneses que apresentam uma certa dificuldade de serem consumidos com o hashi, por exemplo, alguns donburi ou kare raisu. A colher chinesa de cerâmica ocasionalmente é usada para sopas.

Comportamento à mesa

Assoar o nariz em público e especialmente à mesa é considerado falta de educação.
Diferente de algumas partes da Ásia Oriental, é considerado indelicado, arrotar.
Depois de terminada a refeição, os pratos devem ficar no mesmo lugar onde estavam no começo da refeição. Isso inclui tampas de pratos.
Os hashi devem ser colocados no hashi-oki (suporte para hashi) ou dentro da embalagem de papel, se for possível.

Maneiras de beber

Ao beber algo alcoólico, é costume no Japão uma pessoa servir a outra, antes de colocar a bebida em seu próprio copo.
Ficar bêbado em restaurantes formais (kaiseki ryori) é falta de educação. O mesmo não acontece em outros tipos de restaurantes como izakaya, desde que os demais fregueses não se sintam incomodados.
O brinde no Japão é chamado de "kanpai". Evite usar o termo "tin tin" quando for brindar, pois essa palavra significa "pênis" em japonês.

Maneiras de comer

Arroz
Coloque a tigela de arroz dentro de sua mão e pegue o hashi com a outra. Não despeje molho de soja sobre o arroz branco ou cozido.
Sushi
Despeje um pouco de molho de soja em um pequeno prato adequado para esse fim. Desperdiçar o molho é indelicado. Não é necessário adicionar wasabi no molho, pois o sushi geralmente já é preparado com esta pasta.
Em geral, deve-se comer o sushi inteiro de uma vez. Tentativas de separá-lo em duas partes, geralmente resulta na destruição da beleza do sushi. Pode-se usar as mãos ou o hashi para comer sushi.
Niguiri-zushi
Mergulhe-o com a parte do peixe para cima. Alguns tipos de niguiri-zushi, por exemplo, os marinados, não devem receber o acréscimo de molho.
Sashimi
Coloque um pouco de molho no prato e acrescente um pouco de wasabi no sashimi, mas não muito para que este não sobreponha seu sabor sobre o sashimi e ofenda o chef da cozinha.
Sopa de miso
Beba a sopa de miso diretamente da tigela, como se fosse uma xícara e pegue os alimentos sólidos com o hashi.
Macarrões
Segure-o com o hashi e leve à boca. O macarrão deve ser sugado. Tente imitar o som das pessoas ao seu lado.

Comida em pedaços grandes (tempura ou tofu)

Separe a comida com o hashi ou simplesmente morda um pedaço e leve o restante de volta ao prato.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;