quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Antroponímia japonesa

Um nome japonês (人名 jinmei) moderno é composto de um apelido de família, ou sobrenome, seguido de um prenome. Assim como os nomes chineses, coreanos, vietnamitas e alguns tailandeses, os nomes japoneses estão de acordo com o sistema de nomes próprios da Ásia oriental .
Os "nomes do meio" não são reconhecidos no Japão; pelo menos no sentido dos
nomes ocidentais, nos quais se pode diferenciar claramente prenomes de sobrenomes. Após o nome, pode-se utilizar um sufixo de título de nomes como san, similar a senhor ou senhora, ou sensei, similar a doutor ou professor.
Os nomes japoneses são geralmente escritos em kanji (caracteres ideográficos). Os kanjis para um nome podem ter várias pronúncias.
Sobrenomes comuns no Japão incluem Aoki (青木), Satō (佐藤), Katō (加藤), Suzuki (鈴木) e Takahashi (高橋). De acordo com estimativas, existem pelo menos 100.000 diferentes sobrenomes em uso atualmente no Japão. Os sobrenomes aparecem com certa frequência em diferentes regiões; por exemplo, os nomes Chinen (知念), Higa (比嘉) e Shimabukuro (島袋) são comuns em Okinawa mas não em outras partes do Japão. Muitos nomes de famílias japonesas derivam do ambiente rural; por exemplo, Ishikawa (石川) composto pela justaposição das palavras rocha e rio, Yamamoto (山本) composto por base e montanha e Inoue (井上) composto por em cima e poço.
Os nomes próprios são muito mais diversos na pronúncia e no uso de caracteres. Nomes masculinos muitas vezes terminam em -rō (郎 "filho", mas também 朗 "claro, brilhante") ou -ta (太 "grande") ou contêm ichi (一 "primeiro [filho]"), kazu (também escrito com 一 "primeiro [filho]", juntamente com vários outros possíveis caracteres), ji (二 "segundo [filho]" ou 次 "próximo"), ou dai (大 "grande") enquanto nomes femininos muitas vezes terminam em -ko (子 "criança") ou -mi (美 "bonita"). (Desde 1980, a popularidade de nomes femininos terminados em -ko caiu vertinosamente para nomes de bebês e algumas mulheres retiram o -ko quando se tornam adultas.) Outras populares terminações para nomes femininos incluem -ka (香 "essência, perfume" ou 花 / 華 "flor" etc) e -na (奈).

0 comentários:

Postar um comentário

 
;