quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Caracteres

Caracteres

Os nomes japoneses são escritos geralmente em kanji (ideogramas) apesar de alguns nomes utilizarem hiragana ou até mesmo katakana, ou uma mistura de kanji e kana. Enquanto a maioria dos nomes "tradicionais" utilizam leitura de kanji kun'yomi (japonês nativo), um grande número de nomes próprios e sobrenomes também utilizam a leitura de kanji on'yomi (baseado no chinês).
Muitos outros nomes são lidos especificamente como nomes (nanori), como o nome feminino Nozomi (希). A maior parte dos nomes se
compõem de um ou dois kanjis; alguns são compostos por três caracteres, como Sasaki (佐々木), Igarashi (五十嵐), Shoji (東海林), Gushiken (具志堅), Yosano (与謝野) e Kindaichi (金田一); uns poucos sobrenomes são compostos por quatro kanjis como Teshigawara (勅使河原), Kutaragi (久多良木) e Kadenokoji (勘解由小路).
Os nomes próprios femininos geralmente terminam com a sílaba ko, escrita com o kanji que significa "filha" (子). Isto era habitual até a década de 1980, mas na prática isto continua até os dias de hoje. Os nomes próprios masculinos ocasionalmente terminam com a sílaba ko, mas é muito raro que o façam com o kanji 子; se um nome masculino termina em ko na realidade termina em hiko, empregando o kanji 彦).
Os nomes masculinos geralmente terminam em -shi ou -o; sendo que os nomes que terminam em -shi são na maioria verbos. Por exemplo, Atsushi. Antigamente (antes da Segunda Guerra Mundial), os nomes femininos escritos em katakana eram comuns, mas esta tendência parece ter perdido motivação. Os nomes femininos escritos em hiragana são bastante frequentes. Nomes masculinos escritos en kana, especialmente em hiragana, têm sido historicamente raros. Isto se deve em parte devido à escrita em hiragana ter conotação feminina: no Japão medieval, as mulheres comumente não aprendiam a escrever kanji e só empregavam o silabário hiragana.
Uma grande parte dos sobrenomes pode ser categorizada em sobrenomes com -tō. O kanji 藤, cujo significado é glicínia, tem como on'yomi a sílaba -tō (ou com rendaku, -dō). Muitas pessoas no Japão têm sobrenomes que contam com esse kanji como segundo caracter. Isto se deve ao fato do clã Fujiwara (藤原家) ter dado a seus samurais sobrenomes que terminavam com o primeiro kanji do sobrenome do clã para dar a conhecer sua posição social em uma época em que os plebeus não podiam ter sobrenomes. Exemplos desses sobrenomes são Atō, Andō, Itō (se bem que também é comum o uso de outro kanji no final), Udō, Etō, Endō, Gotō, Katō, Kitō, Kudō, Kondō, Saitō, Satō, Shindō, Sudō, Naitō, Bitō e Mutō.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;